ALOQUEZIA


Sendo santo o povo que vê, ou seja, o sujeito, é também santo o governante que é o objeto visto. Por isso, quando a natureza santa do sujeito (povo) que vê fica encoberta, turva e erra o alvo (não age conforme a Vontade de Deus), o santo caráter dos governantes não se manifesta por ficar encoberto e eles erram o alvo.¹


Política espuria y hambrienta
Pueblo que no expulsa político caudillo
Es porque gran diablo no expulsa diablillo
Es Mateo doce con veinticuatro al treinta

Leitura do poema pelo autor no endereço:

Mateus doze com vinte e quatro ao trinta
E
Mateus vinte e quatro com cinco mais o seis
Não se enganeis
O que se diz Messias
Deixará muitos de mãos vazias
Este que se chama Messias
Quem nele crê é cabeça-aloquezia
Use o cérebro, não seja avaro
Recuse Jair Messias Bolsonaro

Nossa
Fiquei confuso
Que poema mais obtuso
Parece uma fossa
O que quis dizer
Vamos, justifique

Quer que explique
Cuidado para não morrer
Pois política espúria e faminta
E
Povo que não expulsa o Michel T medroso
É porque Capeta não expulsa Tinhoso
Eis Mateus doze com vinte e quatro ao trinta


¹ Livre adaptação de trecho da Revelação Divina da Identificação Entre o Governante e o Povo. Do livro Revelações Divinas, de Masaharu Taniguchi. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2012.

Aloquezia = Substantivo feminino e termo médico; evacuação das matérias fecais por um ânus artificial ou outra abertura acidental dos intestinos. (Dicionário de Português, Dici. Versão 1.3.3).

 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. É, por segunda gestão, Secretário da ASSABI – Associação de Amigos da Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares (Ipatinga MG). Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).


Escrito na manhã de 07 de agosto – mês do bom gosto – de 2017 e trabalhado até o dia 17 do mesmo mês e ano.

Comentários

Postagens mais visitadas