APRENDER A DIZER SUA PALAVRA


Olá, pessoas!
O meu primeiro texto de 2018 para o Ad-Substantiam é um fichamento com toques de resumo. É algo mais acadêmico e quase científico.
Contudo, a maioria de minhas publicações aqui continuará sendo mais literária. Entretanto, afianço que toda ficção minha tem muito de realidade, de acadêmico e de científico.

FIORI, Ernani María. Aprender a Decir Su Palabra, el método de alfabetización del profesor Paulo Freire. FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. 3ª impresión. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores Argentina, 2009. P. 11-26.

Alfabetizar alguém não é mantê-lo um ou três anos em sala de aula para decorar ou repetir palavras e frases. Alfabetizar é ensinar a pessoa a escrever a própria vida; quer dizer, falar do que lhe é peculiar e significativo. El sentido más exacto de la alfabetización: aprender a escribir la propia vida.(Fiori). Isso quer dizer que o verdadeiro alfabetizado cria e recria os próprios conhecimentos; sempre se personalizando ao mesmo em tempo que coopera com seus pares e reforma a cultura de sua sociedade.
Sabe-se o que é uma pessoa pelo que há em seu íntimo. E suas ideias são o conteúdo de seu interior assim como suas palavras são as expressões de seus juízos. Dessa maneira percebe-se que a forma de expressar é o retrato de sua essência. Portanto, burilar a maneira de escrever e lavrar a maneira de falar (oral) são apurar a mente; tanto quanto a mente trabalhada produz palavras escritas e/ou faladas melhores. Em suma, é todo um círculo virtuoso.
Outro círculo virtuoso é o professor alfabetizar um cidadão, o cidadão alfabetizar-se e deixar-se alfabetizar pelo professor. E a mola propulsora deste postulado é que a alfabetização seja do próprio cidadão e não para o este.
O acima dito ‘o cidadão alfabetizar-se’ significa ele pensar sua própria vida e sua própria história – vida e história aqui são em grande parte sinônimas, mas não de todo – expressá-las e expor-se.
Quando se pensa em uma alfabetização para o povo idealiza-se, em verdade, doutrinação. Por isso, a alfabetização que visa libertar e formar cidadão – não meros operários – exige a compreensão de ‘os caminhos da libertação são os mesmos do oprimido que se liberta’ (Fiori, tradução livre) e a prática dessa verdade. Quer dizer, a educação tem que ser do povo e não para este. Dizendo mais, o indivíduo (povo) se torna cidadão quando sua educação não se limita a profissionalizar e lhe possibilita descobrir-se, conhecer-se, assenhorar-se de si mesmo e criar/recriar sua história.


 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto de Vinícius Siman.


Escrito entre os dias 27 de dezembro de 2017 e 04 de janeiro de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas