É SIM


Mulheres, força!
Avante, camaradas!

A Praça José Júlio da Costa está ensolarada, os ipês rosa ainda não floriram e quem pensa ir para o shopping, ou Fabriciano ou Timóteo ainda aguarda seus ônibus. Lado a lado, entre o busto de quem dá nome à praça e uma árvore que não sei o nome:
...
- Mente Sana, você está louco? Boçalnaro só fala verdade; e verdades ele diz.
- Doido, os cristãos chegaram ao Brasil e impuseram suas crenças aos índios; mesmo eles tendo as suas próprias crenças. Os escravos chegaram com suas crenças e também a eles foram impostas as crenças do cristianismo; com muita resistência salvaram alguns costumes. E ainda nos dias atuais as afro-religiões no Brasil são eventualmente atacadas. Você acha, como o Boçalnaro, que essas religiões e outras religiões pequenas não devem ser protegidas por leis nenhuma? E não sabe que ao acabarem com a laicidade do estado essas religiões vão ser cada vez mais atacadas? O Brasil foi “criado” por diversos povos e costumes... E todos devem ser respeitados. Já não basta no congresso ter uma bancada evangélica? Imagina o tanto que a nação iria regressar num estado cristão...
- Não compreendi, Doido – Diz Benito – Você ironizou ou realmente acredita em superioridade-inferioridade? Homem superior a mulher, branco superior a negro etc...
- Pra quem sabe ler e ouvi, um pingo é letra. Nunca ouvi, em momento algum, ele falando que homem é melhor que mulher, que branco é melhor que preto e que hétero tem que ser mais respeitado que homo. Ouvi sim ele dizer que essas coisa da política do pt querendo jogar classes contra classes é errado. E digo mais, nós respeitamos todos, manuvêm querer introduzir na sociedade que é normal doizômi se beijando ou dusmuié fazendo a mesma coisa. PORQUE NÃO É. Isso é contra as leis de Deus. E ele, como cristão, não aceita. E com isso nunvêm querer enfiar goela abaixo uma coisa anormal porque realmente não é e nem será normal. Tá comprovado: órgão excretor não reproduz e dois iguais não se procriam.
- Doido, se você nunca ouviu em lugar nenhum Boçalnaro falando que homem é superior a mulher, que branco é superior a negro etc. é porque você não sabe ler e nem diferenciar pingo de letra. – Benito responde – Aliás, o pingo do “i” e do “j”, por exemplo, são partes e o todo se faz incluindo o pingo ao corpo da letra. Se nunca ouviu ele se referir a negro usando medida de peso para gado; referir-se à própria filha – por ser mulher ou, no caso, menina – como erro; e como pretende tomar a pouca terra das reservas indígenas é porque não está vendo nada ou então olhando para os lugares errados. Ou se já viu e não entendeu é porque não sabe ler! As leis de Deus a que você se refere autorizam estupro e incesto e se nunca leu isso na Bíblia é porque não sabe ler. Agora, não me vou dar ao trabalho de comentar o motivo da Bíblia autorizar e abençoar estupro e incesto, mas não autorizar a homoafetividade, pois isso é assunto para outra hora. Se não percebe que sexo objetivando mera reprodução é para produção de gado (seja humano ou não...) é porque não conhece a vida. Apenas repete o discurso dos opressores; sem leitura. Leitura no sentido de compreensão dos fatos e da realidade...
- Tô vendo pelos seus comentários que você é apenas mais uma dos petistas que ouvem coisas sobre o futuro presidente do Brasil e não sabem o que ele quer dizer. – Doido desargumenta. – Você é mais um defensor do ladrão que está tentando se livrar da justiça querendo voltar a ser presidente do país. Quero te pedir duas coisas: antes de você saltar asneiras em redes sociais aprenda a interpretar um texto e limpe os ouvidos. Porque se não fizer isso vai continuar sendo mais um defensor petralha enganador do povo.
- Já eu, pelos seus comentários, percebo que você apoia Boçalnaro porque é ruim mesmo, não por ignorância. – Benito não se cala. – Ninguém apoia mbl, Boçalnaro, Moiro, Temeroso, Carmem Lúcifer etc. porque é mal informado, alienado ou burro. Apoia porque o ódio é o habitante de seu coração. Essas pessoas, sobretodos o Boçalmor, pouco ou nada falam de economia, do papel do estado, das políticas sociais e fiscais; somente incitam o ódio.
- Eu não sou ruim...
- Curioso como você e seus semelhantes insistem em converter a sigla “pt” e seus derivados em adjetivo... Basta raciocinar e/ou apresentar fatos que nos chamam por estas palavras. – Mente Sana argumenta. – Não, não precisa ser deste partido para ser inteligente; basta usar o cérebro e pensar fora dos moldes dados... Boçalnaro disse e diz tudo isso até agora apontado por nós.
- É-me incompreensível como não conseguem ouvir e ver o que escutam e olham... – Benito completa, Mente Sana concorda e Doido responde:
- Tudo isso que vocês falaram contra ele só nus fortalece.
- É; pelado talvez... – Benito ironiza.


 Rubem Leite é escritor, poeta e crontista. Escreve ao Ad Substantiam semanalmente às quintas-feiras; e todo domingo no seu blog literário: aRTISTA aRTEIRO.  É professor de Português, Literatura, Espanhol e Artes. É graduado em Letras-Português. É pós-graduado em “Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica”, “Ensino de Língua Espanhola”, “Ensino de Artes” e “Cultura e Literatura”; autor dos artigos científicos “Machado de Assis e o Discurso Presente em Suas Obras”, “Brasil e Sua Literatura no Mundo – Literatura Brasileira em Países de Língua Espanhola, Como é Vista?”, “Amadurecimento da Criação – A Arte da Inspiração do Artista” e “Leitura de Cultura da Cultura de Leitura”. Foi, por duas gestões, Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga MG (representando a Literatura).
Foto do Vinícius Siman.

Escrito na tarde de 30 de dezembro de 2017. Trabalhado entre os dias 27 e 28 de fevereiro e depois entre 06 e 08 de março de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas